O contexto familiar constitui um dos contextos privilegiados para o desenvolvimento das capacidades comunicativas e linguísticas da criança, necessárias a um futuro desempenho social e académico com sucesso.
Como mencionam as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, um melhor domínio da linguagem oral é um objectivo essencial na educação pré-escolar. Escutar as crianças, conversar com elas, criar espaços para o diálogo, estimular a expressão oral e o desejo de comunicar favorecem o desenvolvimento da competência comunicativa, em geral, e o desenvolvimento da linguagem oral, em particular. Quando as crianças convivem em ambientes verbalmente estimulantes, aprendem novos conceitos, alargam o vocabulário, adquirem um maior domínio da expressão oral e aprendem a ter prazer em brincar com as palavras, inventar sons e descobrir as relações entre essas mesmas palavras.
Assim, sugere-se que :
• sejam criados espaços frequentes de conversa “a dois” (Adulto/criança);
• se fale com a criança quando se está a brincar ou a trabalhar com ela;
• se capte a atenção da criança quando se fala com ela;
• se ouça atentamente a criança, dando-lhe o tempo de que ela necessite para acabar de falar;
• se respeite a tomada de vez na conversa;
• se responda sempre quando a criança se dirige ao adulto;
• se encoraje a criança a comunicar não só através de palavras;
• se fale com a criança de forma clara e sem pressa;
• sejam dadas instruções de forma clara;
• se usem exemplos e, se possível, gravuras para explicar o significado de uma palavra desconhecida;
• se usem as novas palavras várias vezes durante a conversa;
• sejam dirigidas à criança questões abertas ( o que é que tu achas que aconteceu?);
• sejam devolvidas à criança, de forma correcta e integradas numa frase, as palavras mal pronunciadas pela criança, ou enunciadas de forma abebezada;
• se brinque com a linguagem, por exemplo, através de rimas, canções e outras actividades em grupo;
• se leia diariamente para a criança e se converse sobre o que foi lido.
Tudo ao Contrário!
E agora jogos para fazer em casa com a família, uma proposta da sala 2…
Este é um jogo de verdadeiro ou falso
No Inverno vamos para a praia ____
É de dia que brilha o sol ____
O elefante é um animal muito pequenino ____
Os gelados são quentinhos ____
As luvas são para os pés ____
No Verão usamos roupas frescas ____
Os barcos andam nas estradas ____
Os aviões andam no ar ____
Os peixes vivem nas florestas ____
Os bolos são salgados ____
( … )
E agora um de opostos / contrários … Diz o contrário de …
Alto / ____
Cheio /____
Gordo / ____
Grande / ____
Fino / ____
Leve / ____
Lento / ____
Arrumado / ____
Aberto / ____
Em cima / ____
( … )
Em qualquer um destes jogos podem recorrer à imaginação e encontrar mil e uma formas de aprender a brincar…
..... .....
.... e porque hoje é >>> Dia Internacional Sem Dieta, 4 chefes ; Rafa ; Vicente Marco e Kiko!
Ui onde a minha dieta ja vai... só de olhar para estas receitas fantásticas feitas pelos meninos em casa!!!
ResponderEliminar🤩🤩
ResponderEliminarSala dois, sala dois,
ResponderEliminarSala dois, até ...
Estes chefes merecem muitas estrelas Michelin ...
ResponderEliminarQue receitas boas! Estão uns verdadeiros mini chefes os meninos da Sala 2 !!!
ResponderEliminarQue chefes maravihosos, vou experimentar TUDO!Beijinhos aos amiguinhos e às 3 Magníficas (Tina, Nela e Fátima)
ResponderEliminarParece tudo delicioso. Aqui em casa gostámos muito de todas as receitas. Beijinhos e abraços.
ResponderEliminarAdorei ver estes pequenos cozinheiros
ResponderEliminarRafa e Diogo vou querer provar desses scones