Sala 2 - Os contrários e os opostos



O contexto familiar constitui um dos contextos privilegiados para o desenvolvimento das capacidades comunicativas e linguísticas da criança, necessárias a um futuro desempenho social e académico com sucesso.

Como mencionam as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, um melhor domínio da linguagem oral é um objectivo essencial na educação pré-escolar. Escutar as crianças, conversar com elas, criar espaços para o diálogo, estimular a expressão oral e o desejo de comunicar favorecem o desenvolvimento da competência comunicativa, em geral, e o desenvolvimento da linguagem oral, em particular. Quando as crianças convivem em ambientes verbalmente estimulantes, aprendem novos conceitos, alargam o vocabulário, adquirem um maior domínio da expressão oral e aprendem a ter prazer em brincar com as palavras, inventar sons e descobrir as relações entre essas mesmas palavras.


Assim, sugere-se que :

• sejam criados espaços frequentes de conversa “a dois” (Adulto/criança);

• se fale com a criança quando se está a brincar ou a trabalhar com ela;

• se capte a atenção da criança quando se fala com ela;

• se ouça atentamente a criança, dando-lhe o tempo de que ela necessite para acabar de falar;

• se respeite a tomada de vez na conversa;

• se responda sempre quando a criança se dirige ao adulto;

• se encoraje a criança a comunicar não só através de palavras;

• se fale com a criança de forma clara e sem pressa;

• sejam dadas instruções de forma clara;

• se usem exemplos e, se possível, gravuras para explicar o significado de uma palavra desconhecida;

• se usem as novas palavras várias vezes durante a conversa;

• sejam dirigidas à criança questões abertas ( o que é que tu achas que aconteceu?);

• sejam devolvidas à criança, de forma correcta e integradas numa frase, as palavras mal pronunciadas pela criança, ou enunciadas de forma abebezada;

• se brinque com a linguagem, por exemplo, através de rimas, canções e outras actividades em grupo;

• se leia diariamente para a criança e se converse sobre o que foi lido.


Tudo ao Contrário!


Os opostos

Gordos, magros,...

Altos, baixos,...


..... .....

E agora jogos para fazer em casa com a família, uma proposta da sala 2…

Este é um jogo de verdadeiro ou falso

  • No Inverno vamos para a praia ____

  • É de dia que brilha o sol ____

  • O elefante é um animal muito pequenino ____

  • Os gelados são quentinhos ____

  • As luvas são para os pés ____

  • No Verão usamos roupas frescas ____

  • Os barcos andam nas estradas ____

  • Os aviões andam no ar ____

  • Os peixes vivem nas florestas ____

  • Os bolos são salgados ____

  • ( … )


E agora um de opostos / contrários … Diz o contrário de …

  • Alto / ____

  • Cheio /____

  • Gordo / ____

  • Grande / ____

  • Fino / ____

  • Leve / ____

  • Lento / ____

  • Arrumado / ____

  • Aberto / ____

  • Em cima / ____

  • ( … )


Em qualquer um destes jogos podem recorrer à imaginação e encontrar mil e uma formas de aprender a brincar…


..... .....

.... e porque hoje é >>> Dia Internacional Sem Dieta,  4 chefes ; Rafa ; Vicente Marco e Kiko!





Mnham, mnahm, mnham!!!

..... .....

O Sr. Carlos passou no Portão do Picapau




Quem será?

Comentários

  1. Ui onde a minha dieta ja vai... só de olhar para estas receitas fantásticas feitas pelos meninos em casa!!!

    ResponderEliminar
  2. Sala dois, sala dois,
    Sala dois, até ...

    ResponderEliminar
  3. Estes chefes merecem muitas estrelas Michelin ...

    ResponderEliminar
  4. Telma Mousinho06/05/20, 17:33

    Que receitas boas! Estão uns verdadeiros mini chefes os meninos da Sala 2 !!!

    ResponderEliminar
  5. Que chefes maravihosos, vou experimentar TUDO!Beijinhos aos amiguinhos e às 3 Magníficas (Tina, Nela e Fátima)

    ResponderEliminar
  6. Parece tudo delicioso. Aqui em casa gostámos muito de todas as receitas. Beijinhos e abraços.

    ResponderEliminar
  7. Adorei ver estes pequenos cozinheiros
    Rafa e Diogo vou querer provar desses scones

    ResponderEliminar

Enviar um comentário