Avaliação de competências sociais
Metodologia
A avaliação é feita através de preenchimento de grelha de observação em 3 momentos do ano letivo: início, a meio do ano e no final.
Aleatoriamente são distribuídas pelos técnicos, as grelhas de observação individual das crianças.
São verificados os seguintes grupos de critérios:
Participação: na conversação formal/informal aguarda a vez; pertinência nas intervenções; gosto na participação em atividades propostas.
Regras: Compreensão e preocupação em cumprir regras; padrão de regras enraizado e razoável; adaptação a novas realidades; levar ações/atividades até ao fim.
Autonomia: tarefas de higiene; tarefas escolares; arrumação e organização; comunicação; reflexão sobre as consequências das ações; capacidade de gestão autonoma e adequada do tempo livre.
Colaboração: Ajuda quando solicitado; iniciativa na ajuda; aceitação de ideias dos colegas/adultos.
Relacionamento: Estabelecimento de relações amistosas com colegas/adultos; Resolução de conflitos colegas/adultos; ameaçar e fazer troça; agressão física.
Verificação de critérios numa escala de: sim-2 pontos; às vezes-1 ponto; não-0 pontos.
Verificam-se totais e é atribuída uma percentagem a cada grupo de critérios; verifica-se a progressão do grupo.
setembro 2021
Participação 66,00%
Regras 71, 92%
Autonomia 61,69%
Colaboração 71,19%
Relacionamento 89,18%
……. …….
dezembro 2021
Participação 70,41%
Regras 73,95%
Autonomia 64,58%
Colaboração 72,70%
Relacionamento 86,1%
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junho 2022
Participação 74,79%
Regras 78%
Autonomia 78%
Colaboração 87%
Relacionamento 85%
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